Smart Home: curiosidades sobre casas inteligentes

28 de outubro de 2020
Voltar

Compartilhe

Se você é daquelas pessoas que já teve que voltar correndo para sua casa para verificar se desligou a água ou a luz, você apreciará as casas inteligentes. Chamadas de smart home, elas são uma tendência cada vez maior e que vem mudando os conceitos em termos de moradia.

 

Eletrodomésticos controlados remotamente significam que seus produtos da linha branca podem ser monitorados de qualquer lugar. Câmeras conectadas ao seu telefone permitem que você consiga ver o que acontece na sua casa a qualquer momento. E assistentes de voz ajudam você na casa.

 

Quer saber mais dessas curiosidades sobre casas inteligentes? Então esse artigo é para você!

 

O que é uma casa inteligente?

Resumindo, uma “casa inteligente” ou smart home é uma residência equipada com vários dispositivos que automatizam tarefas normalmente realizadas por humanos. Alguns são embutidos na própria estrutura e outros adicionados posteriormente, e os proprietários os operam com aplicativos, comandos de voz, automação ou usando inteligência artificial.

 

Para alguns moradores, transformar seu imóvel em uma casa inteligente pode ser tão simples quanto comprar um alto-falante conectado. Para outros, pode envolver a conexão de vários produtos diferentes, incluindo alto-falantes, câmeras, computadores, smartphones, tablets, televisores, sistemas de segurança, eletrodomésticos e muito mais.

 

Por que devo ter uma casa inteligente?

Agora que explicamos o que são casas inteligentes, saiba quais os motivos que você deve ter uma:

 

1. Economize energia (e dinheiro)

Para muitos, a força motriz por trás da criação de uma casa inteligente é o potencial de economizar energia e dinheiro com sistemas automatizados. Termostatos inteligentes, automatizam com rapidez e precisão o aquecimento e o resfriamento de uma casa. 

 

Isso geralmente reduz a conta de luz dos proprietários. Outros produtos, como luzes e aparelhos conectados, podem usar menos energia, desligando-os quando não estiverem em uso. Esses tipos de produtos devem estar no topo da lista de verificação de uma casa inteligente.

 

2. Torna a vida mais simples

Conforto é a chave. Todos nós tentamos ter o máximo possível, então é óbvio que esta é uma das principais razões para se ter uma casa inteligente. Você pode começar com coisas tão simples como ter lâmpadas inteligentes. Eles podem ligar / desligar usando comandos de voz, regras de localização, detecção de sensor ou até mesmo programações simples.

 

3. Segurança e proteção

Embora você possa comprar sistemas de alarme para proteger sua casa, as casas inteligentes podem oferecer segurança adicional. Luzes conectadas, câmeras e até campainhas podem ajudar a tornar uma casa mais segura. Da mesma forma, se você está sozinho em casa e alguém está verificando sua casa para ver se consegue entrar, ter esses tipos de dispositivos pode assustá-lo.

 

4. Facilita tarefas domésticas regulares

Se você quiser tirar algumas das tarefas tediosas de suas mãos, os dispositivos conectados e automatizados podem resolver seu problema. O dispositivo mais óbvio é o aspirador robô, junto com produtos semelhantes. No entanto, os aparelhos também podem vir com funções domésticas inteligentes. Imagine uma máquina de lavar que inicia automaticamente um ciclo de lavagem ou uma geladeira que pede leite online quando sente que você está acabando?

 

5. Torne a casa mais divertida

O que é uma casa inteligente se não também um lugar para relaxar? Mas essa tecnologia também pode mantê-lo entretido e informado de maneiras novas e empolgantes. Por exemplo, alto-falantes conectados, combinados com assistentes digitais baseados em inteligência artificial, podem tocar música, oferecer notícias e placares esportivos e até mesmo ajudá-lo a controlar outros dispositivos conectados. 

 

E quais os itens que tornam as casas inteligentes?

Existem muitos produtos por aí que podem ajudar a tornar sua casa mais inteligente. Por isso, criamos uma lista de apenas quatro produtos que consideramos perfeitos para começar sua jornada no mundo das casas inteligentes.

 

Alto-falante inteligente

Você pode encontrar muitos alto-falantes inteligentes, mas os mais populares são o Google Home ou o Amazon Alexa

 

Lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes estão provavelmente entre as primeiras compras para a maioria dos usuários. 

 

Controle o clima

O uso de termostatos inteligentes mantém sua casa ajustada automaticamente para a temperatura que você gosta. Ele também pode responder a comandos de voz para alto-falantes Google Home e Amazon Echo.

 

Centralize sua casa inteligente

Por exemplo, se você deseja ter um roteador central que conecte todos os seus dispositivos inteligentes, não há como errar com o Samsung SmartThings Hub. Ele oferece suporte a quase todos os protocolos sem fio, junto com os comandos de voz Alexa e Google Home e muito mais, para facilitar a automação residencial.

 

Seu próximo passo

Portanto, as smart home, ou casas inteligentes, são cada vez mais comuns e podem facilitar nossa vida, resolver problemas diários e nos auxiliar nas tarefas domésticas.

 

Então, você sonha também com casas inteligentes? Se imagina em um desenho dos Jetsons? Compartilhe com a gente seus desejos!

Fique por dentro:

Não se preocupe, seu e-mail está completamente seguro com a gente!

Cadastro realizado!

Seus dados foram enviados com sucesso. Agradecemos o interesse.

Erro...

Infelizmente não pudemos registrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Fale com a gente