2ª via boleto
Localizar Imóveis

O que é INCC e Como ele impacta na venda de um imóvel

14 de dezembro de 2018
Voltar

Compartilhe

Diversos fatores influenciam na compra de um imóvel novo: localização, estrutura do bairro, empreendimentos e até áreas comuns. Porem, um dos mais importantes é o fluxo de pagamento e a correção das parcelas, que está totalmente ligada ao INCC.

Além de ser fundamental na vida dos corretores, pois essa taxa tem finalidade de apurar a evolução dos custos das construções habitacionais.

Mas vamos por partes, certo? Você sabe o que significa a sigla INCC?

INCC significa Índice Nacional de Custos das Construções, e é calculado todo o mês pela Fundação Getúlio Vargas. As informações para o seu cálculo são coletadas em 7 capitais Brasileiras: São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Então, da mesma forma que o IGP-M direciona o reajuste do valor de um imóvel alugado, INCC corrige o preço do imóvel que ainda está em construção.

A matéria-prima, mão de obra e diversos materiais encarecem e, consequentemente, todo o custo da construção é alterado.

Pode ser cobrado com juros?

Não! O INCC é utilizado com base para equilibrar o esse aumento com os custos dos imóveis e se aplica ao salvo devedor durante a construção. Se o comprador pagar a vista, ele não terá incidência de reajuste do pagamento, já que o custo da produção é totalmente quitado.

Como é feito o cálculo do INCC?

Acredito que essa seja a dúvida mais comum sobre o assunto. Como já falado antes, a taxa é cobrada sobre o salvo devedor.

Suponhamos então que o saldo devedor seja de R$100.000,00, sendo 10 parcelas de R$1.000,00. Imagine que a primeira parcela é para dezembro de 2018. O cálculo deve ser feito considerando o mês de referência do INCC, que são dois meses anteriores ao pagamento. Ou seja, o cálculo será feito em novembro, utilizando o último índice divulgado, que será o de outubro e o vencimento será em dezembro.

Fique atento ao reajuste quando for financiar um imóvel em construção

Vale lembrar que esse cálculo não inclui encargos nem juros. Além disso, o percentual do índice é variável. Por isso é importante compreender o que é o INCC e como é feito o seu cálculo, afim de evitar surpresas desagradáveis.

Por influenciar nos orçamentos das famílias, é fundamental que a incorporadora e as empresas envolvidas no processo de compra sejam muito claras e corretas com o comprador. Muitas preocupações podem atrapalhar a compra do imóvel.

Esperamos ter tirados todas as suas dúvidas sobre o que é INCC e como ele impacta na venda de um imóvel.

Clique aqui para conferir nossos imóveis para venda/aluguel. 

Conte com a gente,

Equipe Guia.

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Fale com um corretor

Fale diretamente com um corretor de vendas

Fale com nossa equipe de aluguel

Falar com corretor disponível

Oufale diretamente com um corretor de vendas

Fale diretamentamente com um corretor de vendas