Despesas adicionais da casa: O que fazer com gastos inesperados?

18 de novembro de 2020
Voltar

Compartilhe

Você planeja seu orçamento perfeitamente e percebe que, no fim das contas, conseguirá pagar tudo e ainda terá uma reserva financeira. Mas como a vida é repleta de surpresas, surgem despesas adicionais da casa.

 

Pode ser uma torneira que começou a pingar, um vazamento no banheiro, ou uma fechadura que simplesmente pifou. Não há como prever quando essas despesas adicionais vão surgir. Mas existem maneiras de se preparar para elas. 

 

Quer saber como? Confira o artigo a seguir e esteja preparado!

 

O que são despesas adicionais da casa?

Em primeiro lugar, é importante saber o que são despesas adicionais da casa, e o que é dentro do previsto. Por exemplo, o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ocorre uma vez ao ano. E diante disso, ele não pode ser considerado como uma despesa adicional, já que você já sabe exatamente quanto terá de pagar no ano que vem. Desta forma, pode de preparar financeiramente para isso.

 

Um seguro imobiliário, gastos com energia, água, gás, entre outros, igualmente são despesas programadas, por mais que possam ter alterações nos valores mês a mês, conforme seu consumo.

 

Porém, uma conta alta de água, sem motivo aparente, pode significar que há algum vazamento. E além de ter de arcar com seu pagamento, terá uma despesa adicional da casa para consertar o problema. Conseguiu entender a diferença?

 

Como se preparar para os gastos inesperados

Como um carro, é quase certo que uma casa custará uma certa quantia de dinheiro todos os anos para sua manutenção. O desgaste natural de peças, a necessidade de reforma para manter tudo em bom estado, são vários os fatores.

 

A regra de 1% — reservar 1% do valor do seu imóvel a cada ano para reparos — é uma boa maneira de estimar quanto será esse custo, mas tem suas limitações. Em alguns anos, sua casa não precisa de grandes reparos. Outros anos, tudo parece quebrar de uma vez.

 

Assim como os problemas com o carro, pequenos problemas em sua casa podem se transformar em problemas muito maiores se você não resolvê-los prontamente. Isso significa que a melhor maneira de se preparar para gastos inesperados e evitar que eles fiquem maiores, os corrigindo assim que forem detectados. 

 

É muito melhor consertar um pequeno vazamento imediatamente do que gastar milhares substituindo paredes danificadas por mofo no futuro.

 

Não limite seu trabalho de manutenção à própria casa. Cuidar bem do quintal pode ajudar a evitar danos à casa. Por exemplo, você deve aparar galhos de árvores que podem cair e atingir a casa com vento forte. 

 

Além disso, remova as plantas que estão muito próximas da casa. Suas raízes podem danificar a fundação ou o encanamento. Também direcione a água de suas calhas para que não flua para a casa.

 

Frequentemente, você pode economizar em trabalhos de manutenção doméstica como esses, fazendo-os você mesmo. No entanto, não faça nenhum reparo que seja mais do que você pode suportar. Considere o custo, o tempo e a segurança antes de decidir se deseja fazer um reparo por conta própria ou contratar um profissional. 

 

Esteja preparado

Ao estar preparado para despesas adicionais da casa, você evita comprometer seu orçamento. E quando falamos em dinheiro, é essencial você contar com um bom planejamento financeiro doméstico. Ao organizar suas finanças, você passa a saber exatamente para onde está indo seu dinheiro. E fica mais fácil encontrar formas de economizar.

 

Ter uma reserva financeira é fundamental para qualquer motivo: seja por despesas adicionais na casa, um reparo no carro, ou mesmo para uma viagem em família. O importante é ter tal reserva, para não se ver em apuros com eventuais gastos inesperados.

 

E aí, gostou do nosso artigo sobre gastos adicionais da casa? Então nos siga em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram sempre postando dicas excelentes sobre casas, além de compartilhar os melhores imóveis para venda e locação na região de Lajeado/RS.

Fique por dentro:

Não se preocupe, seu e-mail está completamente seguro com a gente!

Cadastro realizado!

Seus dados foram enviados com sucesso. Agradecemos o interesse.

Erro...

Infelizmente não pudemos registrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Fale com a gente