7 razões para nunca alugar imóvel sem uma imobiliária

7 de outubro de 2020
Voltar

Compartilhe

 

Vamos direto ao ponto: alugar imóvel sem uma imobiliária é uma péssima opção. Às vezes, ver uma placa de “Aluga-se diretamente com o proprietário” pode parecer tentador, mas diante dos problemas que podem ocorrer, isso deve ser rapidamente descartado.

 

É comum as pessoas acharem que uma locação direta, sem o intermédio de uma imobiliária, pode ser uma boa opção, ter custos menores e representar menos burocracia. Porém, a prática mostra justamente o contrário e as chances de tanto o locador, quanto o locatário, terem enormes dores de cabeça futura, são enormes.

 

A seguir, confira uma lista com 7 razões nunca alugar imóvel sem uma imobiliária!

#1. Evita desgastes

Todo relacionamento é passível de desgastes. E ao alugar imóvel sem uma imobiliária, você maximiza essa possibilidade. Isso ocorre devido ao relacionamento entre proprietário e inquilino poder ser desgastantes e o papel da imobiliária é justamente de atuar como mediador nesse processo.

 

Assim, qualquer melhoria, obra ou mesmo o pagamento de algum valor em atraso é negociado com a imobiliária por ambas as partes. Desta forma, há também mais segurança em qualquer decisão e a certeza do cumprimento das eventuais promessas.

 

#2. Fiança

Quando alguém vai alugar imóvel, a fiança é um item fundamental para a garantia do locatário. E quando essa locação é feita diretamente com o proprietário, algumas regras podem passar despercebidas, o que pode ser ruim para os dois lados.

 

Com uma imobiliária, todos os aspectos legais referentes à fiança são considerados, ficando claro a responsabilidade de cada parte em contrato. 

 

#3. Pagamentos de IPTU e condomínio

Na locação direta, alguns acordos são verbais, como o pagamento do IPTU e do condomínio, por exemplo. Na melhor das hipóteses, isso pode ser colocado em contrato, mas se não for de forma clara, com as responsabilidades de cada parte, pode dar sérias dores de cabeças futuras.

 

Ao alugar imóvel com imobiliária esse problema é evitado, já que o acordo é todo documentado entre as partes, com as responsabilidades claras e a imobiliária ainda fica como responsável pelo cumprimento das obrigações.

 

#4. Aluguel com valor do mercado

Ao alugar imóvel em uma imobiliária, você fica à mercê de um valor definido pelo proprietário. Isso pode significar que pode ser mais alto que o praticado no mercado. Com uma imobiliária, há a certeza que o pagamento será feito de acordo com o valor de mercado

 

#5. Segurança

Uma locação direta entre proprietário e inquilino não possui muitas seguranças e pode depender do humor de ambas as partes para que sejam seguidos prazos de contrato, valores, entre outros fatores.

 

Já com uma imobiliária, todo o contrato é feito de forma legal e claro. Multas em caso de descumprimento são adicionadas, o que evita problemas futuros para as partes.

 

Também está se tornando comum no Brasil golpes do aluguel. Neles, pessoas anunciam imóveis para alugar na Internet e exigem um caução para garantir a locação. Porém, quando a pessoa vai conhecer o imóvel pessoalmente, descobre que foi vítima de um golpe. Com uma imobiliária de referência, isso deixa de existir.

 

#6. Opções ruins

Em geral, as imobiliárias contam com um grande número de imóveis para locação, o que permite uma escolha mais de acordo com as necessidades do locatário. Ao se optar pela locação direto com o proprietário, se reduzem as opções. Além disso, ao encontrar o imóvel ideal, pode ocorrer de pagar um valor mais alto, como mencionamos no item 4.

 

#7. Mais agilidade

Quando se vai alugar imóvel sem uma imobiliária, fica-se dependente das vontades do locador na resolução de eventuais problemas. Como ele pode ser uma pessoa bastante ocupada, ou então que não dê muita importância aos problemas, a solução pode levar mais tempo. Ou então sequer ser realizada.

 

Ao se optar pela locação via imobiliária, esses problemas deixam de existir. Tudo é relatado diretamente à empresa, que fica responsável em providenciar reparos e melhorias que eventualmente possam surgir.

 

Alugar imóvel sem uma imobiliária é ruim

Como você viu, razões não faltam para não se alugar imóvel sem uma imobiliária. Vários outros poderiam ser listados aqui, o que apenas embasaria ainda mais o fato dessa ser uma péssima opção.

 

Por isso, se você deseja alugar um imóvel com segurança, qualidade e ter a certeza que está fazendo um bom negócio, entre em contato com a Imobiliária Guia. Aqui temos um leque enorme de imóveis disponíveis, com preço justo e com toda a segurança que você precisa.

 

Fique por dentro:

Não se preocupe, seu e-mail está completamente seguro com a gente!

Cadastro realizado!

Seus dados foram enviados com sucesso. Agradecemos o interesse.

Erro...

Infelizmente não pudemos registrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Fale com a gente