5 coisas para fazer antes de alugar o seu imóvel

2 de julho de 2020
Voltar

Compartilhe

Estamos vivendo em uma época na qual a procura por imóveis para locação tem aumentado significavelmente. Junto a isso, os valores do mercado imobiliário deram uma baixada, fazendo com que a procura seja ainda maior. Nesse período de mercado aquecido, é preciso que se tenha alguns cuidados para fazer um bom negócio. Por isso, nesse post daremos 5 dicas do que você deve fazer antes de alugar seu imóvel! Vamos lá?

1. Faça uma vistoria no seu imóvel

A vistoria é uma etapa muito importante e não deve nunca ser deixada de lado. É nela que você vai ver se seu imóvel precisa de algum reparo estrutural ou funcional. Quando se aluga um imóvel com problemas na estrutura, a probabilidade disso gerar grandes problemas e incomodações  futuras com o inquilino é muito grande. E nesse caso, mesmo se  você colocar um preço mais baixo por causa dos problemas, é presumível que quem esteja procurando por um imóvel como este, alugue um que esteja em boas condições, mesmo que seja mais caro.

2. Deixe seu imóvel parecendo novo

Após a vistoria e comprovado que não há problemas mais sérios, é recomendável que se faça algumas reformas, para deixar o imóvel mais convidativo. Paredes bem pintadas, de branco preferencialmente, ajudam a valorizar, assim como rodapés bonitos e batentes de porta em boas condições. Estes pequenos detalhes darão um toque especial que pode ser o fator decisivo da escolha do inquilino!

CLIQUE E VEJA: 8 Dicas para decorar um apartamento pequeno

3. Valorize o que seu imóvel tem de especial

Se seu imóvel tiver uma cozinha projetada, churrasqueira, vista bonita ou piscina por exemplo, são nestes pontos que você deve focar! Mostre o que sua casa/apartamento tem a oferecer, mesmo que isso signifique gastar com reparos para melhorá-los, valorize os pontos positivos!

4.Pense em um valor justo para o aluguel

Assim que você deixou seu imóvel com carinha de novo, é hora de pensar em um valor justo a ser cobrado. Por isso os passos anteriores são tão importantes! Quanto mais novo ele parecer, mais caro você poderá cobrar.

Mutos locadores hoje em dia utilizam 0.5% do valor de venda do imóvel para calcular o valor do aluguel. Porém, é interessante encontrar um valor entre essa porcentagem e o valor que seu imóvel foi avaliado.

Mas não são somente esses fatores que influenciam no preço. A localização também pode afetar muito o valor, imóveis em bairros nobres permitem que o valor suba mais.

Veja também: 6 Fatores que influenciam no valor do seu imóvel

5. Reflita sobre contratar uma imobiliária

Alugar um imóvel envolve uma parte de documentos e encargos bem extensa, que deve ser feita corretamente. Se você não possui tempo nem conhecimento sobre o assunto, a indicação é que contrate uma imobiliária para te auxiliar. Pois essa parte burocrática pode lhe gerar uma dor de cabeça se não for feita da maneira certa. Além disso, ao contratar uma imobiliária você não precisa lidar diretamente com o inquilino, o pode ser muito benéfico em situações de problemas.

Esperamos que estes passos te ajudem na concretização de alugar seu imóvel! Eles são realmente valiosos e podem ser fatores decisivos na hora de conseguir um bom inquilino.

Quer colocar seu imóvel para alugar e precisa de ajuda? Entre em contato com a Guia! Nós contamos com uma equipe capacitada e mais de 30 anos de experiência no mercado!

Fique por dentro:

Não se preocupe, seu e-mail está completamente seguro com a gente!

Cadastro realizado!

Seus dados foram enviados com sucesso. Agradecemos o interesse.

Erro...

Infelizmente não pudemos registrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Fale com a gente